Para quem exerce algum cargo mediante carteira de trabalho assinada, tem direito a alguns benefícios que são muito importantes. Nem todo mundo entende o funcionamento destes recursos disponíveis para o trabalhador brasileiro. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre o abono salarial e o saque de cotas dos fundos? Entenda tudo sobre ambos no texto a seguir.
No geral, muitos dos direitos do trabalhador têm passado por mudanças. Por isso, é importante entender bem o funcionamento de cada um deles. Para qualquer um dos casos, é preciso que o contribuinte esteja de acordo com os requisitos de cada um para receber. Muita gente acaba confundindo os benefícios, como o abono salarial e as cotas fundo, mas vale lembrar que eles não são a mesma coisa.
Conteúdo do Artigo
Abono Salarial
O abono salarial funciona como o saque anual do PIS e do PASEP. Para ter direito a ele, é preciso estar devidamente cadastrado no RAAS há cinco anos e ter exercido trinta dias de serviço perante remuneração.
Estes benefícios, apesar da mesma finalidade são diferentes, isto porque o PIS é destinado aos trabalhadores da rede priva, enquanto o PASEP é destino à rede pública.
Por atenderem um público diferente, os recursos também terão datas diferentes. Os contribuintes devem estar atentos à divulgação do calendário Pasep e do PIS.
Cota dos fundos
A cota dos fundos é uma das formas de receber o benefício do PIS/PASEP. Este benefício diz respeito aos contribuintes de idades variadas e só pode ser realizado uma vez na vida. Quem trabalhou entre 1971 e 1989 tem direito a realizar este saque.
O direito pode ser acessado por meio da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, vindo a depender se você presou serviços para uma empresa pública ou privada.
Quem se enquadra nos requisitos, deve requerer o recurso se dirigindo ao órgão responsável com toda sua documentação. Também é possível entrar em contato com as agências via telefone.
Ambos os benefícios são direito do trabalhador e não devem deixar de ser solicitados. Se você tem direito a realizar estes saques, não deixe de ir até uma agência responsável pelo direito e se informar. Quem já tiver o cartão cidadão pode ter ainda mais facilidade em sacar os valores.
É indispensável ficar de olho no calendário e nos lotes do pagamento da cota de fundos e do abono salarial. Veja as datas e não deixa de solicitar o seu direito!
Deixe um comentário